Boas práticas

De HCI - Base de conhecimento
Revisão de 16h59min de 7 de dezembro de 2020 por AlanPatric (discussão | contribs) (Convenção para nomear Componentes visuais)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Boas práticas é uma expressão derivada do inglês best practice, a qual denomina técnicas identificadas como as melhores para realizar determinada tarefa.

CamelCase

CamelCase é a denominação em inglês para a prática de escrever as palavras compostas ou frases, onde cada palavra é iniciada com maiúsculas e unidas sem espaços. É um padrão largamente utilizado em diversas linguagens de principalmente nas definições de classes e objetos.

Existem duas formas de classificá-la: a primeira é conhecida como UpperCamelCase (de letra inicial maiúscula, também conhecida como PascalCase) e a segunda lowerCamelCase (de letra inicial minúscula).

  • Está de acordo com a norma lowerCamelCase palavras compostas iniciadas por letras minúsculas. Usa-se tal. na programação, ao definir variáveis e métodos.
Exemplos: nomeCompleto, valorDesconto, tipoCliente.
  • Está de acordo com a norma UpperCamelCase (que também pode ser chamada de PascalCase) aquelas iniciadas por letras maiúsculas. Usa-se tal, na programação, na definição de classes em orientação a objetos.
Exemplos: CalculaDesconto, ValidaEmail, ImprimeCadastro, EnviarNotaFiscal.


Convenção para nomear Componentes visuais

Os campos visuais devem ser nomeados contendo o sufixo de 3 letras cujo conteúdo será a abreviação do tipo de elemento seguido pelo seu nome no banco de dados caso seja um componente DBAware ou pela sua função caso seja um componente simples, exemplo : edtId, edtAtualizadoEm, edtAtualizadoPor

Convenção para nomear variáveis, classes e métodos

As variáveis devem ser iniciadas pela abreviação do seu tipo, e precedido pelo seu nome. O prefixo e o sufixo da váriavel deve ser separado por um underline (_), o nome da objeto deve seguir o formato UpperCamelCase.

  str_NomeFantasia: string;  
  int_Idade: Integer;
  bln_ChavePrimaria: boolean;
  cds_NotaFiscal; TClientDataSet;
  • As proprieades devem ser UpperCamelCase, a variavel de Leitura de uma proporiedade deve sempre começar com F, a função de leitura deve começar com get, a variavel de escrita deve sempre ser uma função começada com set
    Property Nome: string read FNome write SetNome;
    property Tipo: TFieldType read FTipo write SetTipo;
    property Tamanho: integer read FTamanho write SetTamanho;
    property Valor: Variant read FValor write SetValor;
    property Primary: Boolean read FPrimary write SetPrimary;
    Property Visibilidade: TVisibilidade read FVisibilidade write SetVisibilidade;
    property Permissao: TTipoPermissao read FPermissao write SetPermissao;
    property ValorIniciado: Boolean read FValorIniciado;

Princípio da responsabilidade unica

O princípio da responsabilidade única é um dos princípios SOLID. Os princípios SOLID, são uma série de cinco princípios introduzidos por Robert C. Martin( Uncle bob ),como boas práticas de design de software. O princípio da responsabilidade única, foca na preocupação de que uma classe tenha seu papel e venha desempenhar somente ele de forma eficiente.